Antecipação de parcelas

A plataforma da Dock permite que os emissores ofereçam a opção de antecipação parcelas de compras e refinanciamentos para seus clientes, portadores de cartão de crédito.

Essa feature pode ser utilizada por emissores com produtos de cartão de crédito private label e bandeirado. Não há nenhuma restrição de status de conta/cartão para esta operação.


Vantagens da antecipação de parcelas

Os emissores podem beneficiar os portadores que façam o uso dessa feature de várias formas, tais como:

  • Liberar o limite do portador para novas compras;
  • Reduzir as taxas de juros, fator que pode fazer grande diferença na antecipação ou quitação de financiamentos de bens e de empréstimos para realizar algum objetivo;
  • Oferecer descontos ao portador que possa e queira antecipar a parcela de uma compra;
  • Permitir que o portador reduza as suas despesas mensais e tenha a liberdade de decidir o que fazer com o valor que ficará disponível nas próximas faturas;
  • Os dados sobre o comportamento do portador que se antecede em pagar as compras ficam registrados e podem ser utilizados por instituições financeiras como um indicador positivo para emissão de empréstimos.

Funcionamento da antecipação de parcelas

A antecipação será processada na próxima data de corte da fatura do portador. Todas as parcelas antecipadas serão lançadas na próxima fatura e um crédito será lançado com valor de juros que foi abatido, além do desconto configurado pelo emissor, se for o caso.

Para as parcelas não antecipadas, existem dois comportamentos possíveis:

  • Opção 1: As parcelas seguintes às que foram antecipadas se mantêm na fatura do mês original em que seriam cobradas.

Exemplo:
Uma compra foi parcelada em 10x. As parcelas 6, 7 e 8 foram antecipadas para o mês de junho. Neste caso, as parcelas 5, 6, 7 e 8 serão postadas em junho. A parcela 9 será cobrada em outubro e a parcela 10 em novembro.

  • Opção 2: As parcelas seguintes às que foram antecipadas são cobradas na sequência a partir da fatura posterior.

Exemplo:
Uma compra foi parcelada em 10x. As parcelas 6, 7 e 8 foram antecipadas para o mês de junho. Neste caso, as parcelas 5, 6, 7 e 8 serão postadas em junho. A parcela 9 será cobrada em julho e a parcela 10 em agosto.

A data base para cálculo de juros também será a do vencimento da próxima fatura, assim como tudo que é antecipado sempre será para a próxima fatura.

Setup da antecipação de parcelas

O emissor deve alinhar com o seu gestor de contas comercial sobre o interesse em habilitar o uso dessa feature para que seja realizado o setup, onde serão realizadas todas as parametrizações e testes necessários.

Dentre as parametrizações realizadas, está a criação de ajustes e transações, bem como o mapeamento contábil destas transações.

Além disso, caso o emissor tenha interesse, é possível definir uma taxa de desconto (por produto) que pode ser aplicada quando ocorrer uma antecipação de parcela. O valor da taxa cadastrada deve ser um número que representa a taxa percentual anual que será aplicada de desconto para as parcelas antecipadas. Também criamos os ajustes, transações e realizamos o mapeamento contábil das transações geradas a partir dessa taxa.

📘

Nota

O emissor poderá consultar e alterar o valor da taxa, após o setup, quando desejar. Isso pode ser feito através dos endpoints consultar taxa de antecipação e configurar taxa de antecipação.

Simulando a antecipação de parcelas

A plataforma Dock possibilita a simulação de antecipação de parcelas de um evento parcelado individual ou de todos os eventos parcelados daquele portador de uma só vez. Essa simulação irá apresentar como ficará o valor das parcelas e possíveis descontos aplicados após a antecipação.

1 - O emissor apresenta para seu cliente portador de cartão de crédito que é possível fazer simulações de antecipação de parcelas e pode oferecer a experiência da forma que desejar;

2 - No caso da simulação de antecipação de parcelas de um evento individual, o emissor pode fazer através do endpoint simular antecipação de uma parcela. Para o caso da simulação de antecipação de parcelas de todos os eventos antecipáveis daquela conta de uma só vez, o emissor pode fazer através do endpoint simular antecipação de todas as parcelas.

Efetivando a antecipação de parcelas

Assim como ocorre na simulação, a plataforma Dock possibilita a efetivação de antecipação de parcelas de um evento parcelado individual ou de todos os eventos parcelados daquele portador de uma só vez.

1 - O emissor apresenta para seu cliente portador de cartão de crédito que é possível efetivar antecipação de parcelas e pode oferecer a experiência da forma que desejar;

FIG: Exemplo de experiência que o emissor pode fornecer para a feature antecipação de parcelasFIG: Exemplo de experiência que o emissor pode fornecer para a feature antecipação de parcelas

FIG: Exemplo de experiência que o emissor pode fornecer para a feature antecipação de parcelas

2- Através do endpoint listar compras antecipáveis é possível buscar os dados de todas compras antecipáveis de uma conta;

3- Para realizar a efetivação de antecipação, será necessário informar conta, compra e a quantidade de parcelas que deseja antecipar. No caso da efetivação de antecipação de parcelas de um evento individual, o emissor pode fazer através do endpoint efetivar antecipação de uma parcela. Para o caso da efetivação da antecipação de parcelas de todos os eventos antecipáveis daquela conta de uma só vez, o emissor pode fazer através do endpoint efetivar antecipação de todas as parcelas.


Did this page help you?