Compra com saque

A plataforma da Dock permite a compra com saque (cash withdrawal at POSPOS - Equipamento usado pelos estabelecimentos para a leitura de cartão e a realização da transação, podendo ser locado ou vendido.). O emissor que oferece esta feature ao portador proporciona a conveniência de sacar dinheiro durante compras com cartão em estabelecimentos comerciais, uma alternativa de obter dinheiro em espécie sem precisar ir ao banco ou ao caixa eletrônico, muitas vezes pagando uma tarifa pelo saque.

Além de comodidade, economia e mais segurança ao portador, a compra com saque possibilita segurança e economia também ao estabelecimento comercial, por não precisar pagar pelo transporte do dinheiro.

Com a crescente transformação do mercado de meios de pagamento, surgem também iniciativas para a melhoria da experiência na realização de transações envolvendo a compra com saque como, por exemplo, o PIX possibilitando saques em lojas ou supermercados.

Além disso, os bancos digitais enfrentam desvantagem financeiras na utilização de saques por seus portadores frente aos tradicionais que possuem conexão direta com caixas eletrônicos, enxergando na compra com saque uma oportunidade de sanar esse gap.


Funcionamento da compra com saque

A compra com saque pode ser explicada conforme as etapas detalhadas nos fluxos a seguir.

📘

Nota

O valor do saque deve atender aos seguintes requisitos:

  • Valor máximo de R$200,00
  • Valor mínimo por saque de R$20,00
  • Apenas valores múltiplos de 10

Fluxo geral da compra com saque

FIG: Fluxo da compra com saqueFIG: Fluxo da compra com saque

FIG: Fluxo da compra com saque

1 - O portador solicita uma compra com saque;

2 - O estabelecimento comercial repassa as informações para o credenciador;

3 - O credenciador transmite as informações da transação para a bandeira;

4 - A bandeira repassa a solicitação de autorização para o emissor;

5 - O emissor avalia a solicitação (caso utilize autorizador externo, a transação é encaminhada primeiramente a ele), e envia à Bandeira uma mensagem de resposta à autorização com a aprovação da compra com saque;

6 - A bandeira repassa a resposta da autorização para o credenciador;

7 - O credenciador transmite o resultado da solicitação para o estabelecimento comercial;

8 - O estabelecimento comercial transmite o resultado da solicitação para o portador;

9 - O portador recebe o retorno sobre a autorização de sua transação, neste caso, a aprovação da compra e o dinheiro em espécie.

Para consultar os códigos de retorno do autorizador, clique aqui.

📘

Nota

Embora seja um evento único, é necessário apresentar de forma separada o valor de compra e saque no extrato do portador.


Aprovação parcial da compra com saque

Neste caso, a compra será efetivada, mas o saque não é aprovado devido ao saldo ou por não atender aos requisitos informados anteriorment.

FIG: Fluxo da compra com saque com aprovação parcialFIG: Fluxo da compra com saque com aprovação parcial

FIG: Fluxo da compra com saque com aprovação parcial

1 - O portador solicita um saque ou compra com saque;

2 - O estabelecimento comercial transmite as informações da credencial de pagamento e o valor da transação para o credenciador;

3 - O credenciador combina as informações da transação em uma mensagem de solicitação de autorização e a transmite para a bandeira;

4 - A bandeira repassa a solicitação de autorização para o emissor.

5 - Se o emissor utiliza o autorizador externo, a transação é encaminhada para este autorizador para depois retornar as informações ao emissor, que por sua vez, avalia a solicitação e envia à Bandeira uma mensagem de resposta à autorização com a aprovação parcial da transação, ou seja, a compra é permitida, mas o saque não;

6 - A bandeira repassa a resposta da autorização para o credenciador;

7 - O credenciador transmite o resultado da solicitação para o estabelecimento comercial;

8 - O estabelecimento comercial transmite o resultado da solicitação para o portador;

9 - O portador recebe o retorno sobre a autorização de sua transação, neste caso, somente a aprovação da compra sem o saque.

Para consultar os códigos de retorno do autorizador, clique aqui.


Setup da compra com saque

Em caso de interesse na utilização da Compra com saque, o emissor deve contatar seu gerente de contas comercial, que abrirá uma solicitação para habilitar algumas regras como, COMPRA_SAQUE_DEBITO e LIMITE_APROVA_PARCIAL, no serviço de autorização da plataforma da Dock e realizar as configurações e os testes necessários.

Dentre as configurações necessárias estão:

  • Adequações relacionadas aos cenários de aprovação parcial, parametrizando se permite ou não permite a aprovação parcial;
  • Realizar o setup no MCC para saque no POSPOS - Equipamento usado pelos estabelecimentos para a leitura de cartão e a realização da transação, podendo ser locado ou vendido. (POS), definindo para quais tipos de estabelecimentos comerciais o emissor liberará a função.

O emissor que utiliza a autorização externa deverá fazer o desenvolvimento da integração com o autorizador da Dock seguindo as especificações, de acordo com o tipo escolhido:

Para mais informações e referências sobre as configurações necessárias, consulte Autorização externa e Autorização parcial.

No arquivo de Clearing existe o campo RECEIVED_CHANGE para identificar o valor do saque, quando houver uma transação de compra com saque. Essa informação permite identificar na transação o valor da compra e o valor que foi sacado.


Did this page help you?