Conciliação

A plataforma da Dock facilita os processos de compensação e liquidação dos clientes através da disponibilização do arquivo de clearing, gerado após matching de transações, eliminando a complexidade de integrações com bandeiras e credenciadoras.

O uso desse arquivo pode ser aplicado em casos de emissores que não realizam todo processamento através dos serviços da Dock, que por sua vez atua como intermediária no processo de autorização e conciliação com as bandeiras.


Funcionamento da conciliação (clearing)

Premissas:

Para que a geração do arquivo de conciliação (clearing) seja possível, é necessário que uma transação aconteça e portanto ter os cartões previamente cadastrados.

1 - Quando uma transação acontece, o autorizador ao validá-la armazena os dados no data lake, os quais podem ser utilizados posteriormente no processo de conciliação.

2 - Quando uma transação é finalizada, a bandeira disponibiliza o arquivo de conciliação para a Dock;

3 - A Dock realiza o matching do arquivo de compensação recebido da bandeira com as informações de autorização que foram armazenadas previamente no data lake e gera o arquivo de clearing, no formato JSON e o disponibiliza para o emissor. Clique aqui, para ter acesso ao layout do arquivo e outras informações técnicas;

4 - O emissor recebe o arquivo de conciliação enviado pela Dock e realiza as ações, após interpretar o campo Action Code enviado no arquivo. Clique aqui, para saber mais detalhes sobre o Action Code e outros campos do arquivo.


Tipos de layouts da conciliação (clearing)

O clearing tem dois tipos de layouts diferentes:

  • JSON transacional: a sua finalidade é repassar ao emissor todas as transações financeiras que têm impacto direto na carteira do emissor;

  • Arquivo de baixa: é o arquivo que monitora o decurso de prazo da transação autorizada, com a finalidade de informar ao emissor que determinada transação não foi confirmada pelo arquivo de compensação e mediante prazo parametrizado previamente. Ela acaba sendo inserida neste arquivo para que o emissor consiga ‘’cancelar’’ a transação do seu lado, liberando o limite do portador.


Did this page help you?