A plataforma da Dock possui capacidade de processamento para produtos de cartão de crédito ofertado por emissores a seus clientes.

O cartão de crédito é considerado um cartão "pós-pago". O portador tem uma linha de crédito predefinida pelo emissor do cartão, que estabelece esse limite considerando vários fatores, como seu salário/renda mensal. À medida que o portador realiza compras com seu cartão, o limite de crédito disponibilizado diminui, sendo restabelecido após o pagamento da sua fatura.


Cadastro de portadores

Propostas e análise de crédito

O emissor pode conceder cartões com limites de crédito a portadores, após analisar suas condições de pagamento e outros fatores.

A Dock conecta o emissor com um bureau de crédito homologado para fazê-lo. Saiba mais sobre bureaus de crédito já homologados conosco, entrando em contato com seu gestor de contas comercial.

Pessoas, contas e cartões

O emissor poderá realizar o cadastro de seus portadores através dos endpoints de Pessoas, Contas e gerar seus cartões através dos endpoints de Cartões.

Na plataforma da Dock, essas entidades interagem da seguinte forma:

Uma pessoa poderá ser portadora de uma ou mais contas, caso o emissor defina em suas regras de negócios que cada cliente seu possa ter mais de uma conta.

Uma conta poderá ter um ou mais cartões atrelados. Aplicando exemplos práticos: uma conta pode ter um cartão físico e outro virtual (dois cartões ativos para uma mesma conta), uma conta pode ter um cartão físico que é usado pelo portador titular da conta e um cartão físico que é usado por um portador adicional da conta, uma conta pode ter um cartão físico desbloqueado e ativo e um cartão físico cancelado por perda.

Um cartão poderá estar atrelado apenas a uma conta e a uma pessoa portadora. Nunca um cartão estará atrelado a mais de uma pessoa e nem a mais de uma conta.


Limites de crédito

O limite do cartão de crédito é o valor estipulado pelo emissor do cartão para que o portador possa gastar em compras de bens e de serviços, inclusive parceladamente.
Basicamente, é o valor total do crédito que o portador tem para gastar em compras, sem ter o dinheiro em espécie para pagar na hora.

A cada compra que o portador realiza, o valor do limite disponível diminui. Para restituir o limite do cartão, ele deve pagar a fatura.

Na plataforma da Dock, o limite de crédito está vinculado a Contas.


Vencimento da fatura

O vencimento é o dia em que o portador precisa de fato pagar a fatura. É a data estipulada pelo emissor para que o valor gasto seja pago sem juros.

Se o portador pagar a fatura após a data de vencimento, além dos juros sobre o valor total da fatura, normalmente, são cobradas pelo emissor multa e outras penalidades previstas em seus respectivos contratos com o portador.

Na plataforma da Dock, o vencimento da fatura está vinculado a Contas e é possível definir um dia de vencimento por conta, entre as opções de dia que o emissor quiser oferecer. As opções de dia de vencimento mais comuns no mercado são: 1, 5, 10, 15, 20, 25.


Fechamento ou corte de faturas

O fechamento ou corte de faturas é o momento em que o emissor delimita os gastos dos portadores e que serão cobrados deles, naquele vencimento específico.

Ou seja: é o dia em que os gastos do mês são compilados e a fatura passa de “aberta” para “fechada”. Todas as compras feitas a partir daquele dia só entram na fatura seguinte.

A data de fechamento ou corte varia conforme a instituição que emite o cartão, mas, normalmente, ela é alguns dias antes da data de vencimento.

Na plataforma da Dock, o emissor pode configurar o calendário para fechamento ou corte de faturas por vencimento. Isso pode ser revisado conforme necessidade e alterações podem ser solicitadas ao gestor de contas comercial.


Fatura

A fatura é o documento que reúne as informações detalhadas de todas as compras do portador ao longo do mês, sejam elas realizadas à vista ou parceladas. Dessa forma é possível acompanhar os seus gastos e entender como eles foram calculados.

O emissor determina a forma que irá disponibilizar a fatura para seus portadores, seja em formato digital ou impresso e enviado até o endereço cadastrado para recebimento de correspondências.

Saiba mais sobre Faturas.


Did this page help you?