CVV dinâmico

A plataforma da Dock possibilita a geração de CVVs Dinâmicos para a realização de compras utilizando cartões virtuais. Este serviço substitui o código de segurança estático de um cartão, que fica gravado no verso dele, por códigos dinâmicos dos quais reduzem fraude associada à utilização desses dados durante transações online.

Essa funcionalidade é importante para os consumidores que deixam de realizar compras online por falta de confiança em informar os dados do cartão. O crescente número de movimentações digitais financeiras é um fator que evidencia a necessidade de ofertar ao portador opções de camadas de segurança adicionais contra fraudes.

A plataforma proporciona flexibilidade para que o emissor ajuste o CVV dinâmico ao seu modelo de negócio, fornecendo autonomia para definição do tempo que será utilizado para a atualização do CVV dinâmico, evitando assim alguns cenários de fraude onde os dados são capturados para utilizar em transações ilícitas. Por mais que o fraudador tente realizar uma transação com aqueles dados clonados, dependendo do tempo determinado pelo emissor, o CVV já terá sido atualizado.

📘

Nota

No caso da feature de CVV Dinâmico estar sendo utilizada em cartões tokenizados de bandeira Visa, é necessário que o emissor alinhe com a bandeira uma configuração para que o CVV não seja validado lá. Essa validação deve ocorrer apenas no autorizador Odin.


Funcionamento do CVV dinâmico

Segue exemplo de uma aplicação desta feature no cotidiano.

• O portador acessa o e-commerce, escolhe os produtos que deseja comprar e finaliza o carrinho de compras;

• O portador acessa a plataforma do seu emissor de cartão e aciona a opção de visualização de seu cartão virtual;

• O portador informa os dados do cartão virtual (número do cartão, data de validade e nome do portador) no e-commerce;

• O portador aciona a opção de geração de CVV Dinâmico na plataforma do seu emissor de cartão;

• O portador informa o CVV Dinâmico no e-commerce e submete a compra para autorização;

• O portador visualiza se a compra foi negada ou aprovada.


Manutenção do CVV dinâmico

• Para cadastrar um CVV, é só utilizar o endpoint: Gerar CVV dinâmico para cartões virtuais.

• Para consultar o CVV dinâmico ativo, é só utilizar o endpoint: Consultar CVV dinâmico ativo.

• Para expirar um CVV dinâmico, é só utilizar o endpoint: Expirar um CVV dinâmico ativo.

🚧

Atenção

Para estar em conformidade com o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão (PCI-DSSPCI-DSS - Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS), significa o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão. O objetivo é proteger as informações pessoais dos titulares de cartão e, portanto, reduzir o risco de roubo de dados e/ou fraudes.), é necessário cumprir os requisitos de segurança de dados se armazenar, transmitir ou processar dados confidenciais do cartão.


Setup do CVV dinâmico

Em caso de interesse na utilização do CVV Dinâmico, o emissor deve contatar seu gerente de contas comercial, que irá abrir uma solicitação para habilitar a regra CVV_Dinamico no autorizador e realizar as configurações e testes necessários.

Além disso será necessária a integração com a plataforma da Dock para ter acesso à realização da manutenção do CVV dinâmico através dos endpoints disponíveis.


Funções no plastic

O CVV dinâmico é uma das denominadas "funções no plastic" oferecidas pela plataforma da Dock. Assista ao vídeo abaixo para melhor compreensão do conceito e mais detalhes sobre como isso potencializa o uso da feature (3:19'' especifica sobre CVV dinâmico).


Did this page help you?