Manutenção de contas

A plataforma da Dock permite a manutenção de uma conta. Essa opção é importante para quando for necessário realizar manutenção de informações, como:

• Bloqueio / desbloqueio;
• Cancelamento;
• Alterar dia de vencimento da fatura;
• Alterar valor de limite de crédito.


Conta


Atualizar o dia de vencimento das faturas da conta

O vencimento das faturas das contas pode ser atualizado para no máximo até 30 dias após data atual. Para realizar a alteração do vencimento as seguintes informações são necessárias: código de identificação da conta e novo dia de vencimento.

O emissor estabelece as regras, mas no geral a API passa pelo seguinte fluxo:

1 - Verifica o código de identificação da conta (idConta) passado na requisição.

2 - Verifica o Produto e o Tipo de Produto relacionado com a conta.

3 - Verifica se o Tipo de Produto é um cartão pré-pago, pois este é um cartão que não possui vencimentos e não permite parcelamentos.

4 - Verifica se o novo dia de vencimento informado é uma data válida, ou seja, uma data de vencimento programada. Estas datas de vencimento são estabelecidas na regra de negócio do emissor.

5 - Verifica o Status da conta para saber se é permitido realizar a alteração de fatura. Por exemplo, se a conta está normal, bloqueada ou cancelada.

6 - Verifica na base de dados do emissor o mínimo de dias permitido para a troca de vencimento. Estes dias são determinados conforme a regra de negócio do emissor. Na base de dados, além do parâmetro para informar o número mínimo de dias para realizar a troca de vencimento existe outro parâmetro para fazer o cálculo de quantos dias para frente o vencimento vai ser alterado.

Exemplo

Meu vencimento é dia 01, estou na fatura de 01/10/2021 e quero trocar meu vencimento para 05 na data de hoje.
O primeiro parâmetro diz que eu posso alterar a cada 180 dias. E o segundo parâmetro diz que o meu próximo vencimento será em 30 dias .
Assim, meu próximo vencimento será dia 05/11/2021 (data do vencimento + parâmetro 2) e eu só poderei realizar a troca novamente em 180 dias (parâmetro 1) após a minha solicitação, ou seja, hoje + 180 dias.
Portanto, poderia solicitar novamente a troca de vencimento apenas em 16 de março de 2022.

7 - Verifica na base de dados do emissor a quantidade de vezes que o usuário pode alterar o vencimento.

8 - Realiza o cálculo para saber se o dia atual corresponde a quantidade de dias permitida para realizar a troca de vencimento. Se for a primeira vez que o usuário está realizando a alteração, a API vai realizar o seguinte cálculo: DiaAtual - QntMinimaDias - 1. Este (-1) é para subtrair o dia que está fazendo a alteração.

9 - Verifica se já atingiu o número máximo de solicitações para a alteração.

10 - Verifica o número de transações que a conta em específico possui para o mês de vencimento.

11 - Faz a atualização do vencimento da Fatura.

Para alterar o dia de vencimento das faturas de uma conta, utilize o endpoint Atualizar o dia de vencimento das faturas da conta.


Limite de crédito


Did this page help you?