Overlimit por behavior score

A plataforma da Dock possibilita que os emissores ofereçam aos seus portadores o consumo de um limite excedente ao disponível em seu cartão de crédito. Para esse limite excedente, damos o nome de overlimit. Ou seja, o portador pode ter consumido todo seu limite disponível, mas poderá ter a permissão de consumir um valor de limite disponível "a mais", caso ultrapasse o disponível no momento da transação.

O emissor poderá determinar qual cliente pode ou não utilizar do overlimit e qual é o valor percentual permitido, calculado sob o limite global do cartão de crédito do portador, de acordo com um enquadramento por behavior score.

O behavior score é uma pontuação que o emissor pode obter a partir de um modelos matemáticos que analisam o comportamento de um consumidor, com base em dados gerados no histórico de transações e relacionamento com empresas. No momento da autorização de uma transação para um portador que possui essa permissão, será validado se o valor da compra é menor do que o limite disponível + limite excedente (overlimit).

Os emissores podem aplicar o uso dessa feature com vários objetivos, tais como:

  • aumentar a taxa de aprovação de compras que acabam sendo negadas por valores baixos;
  • aumentar a receita através de aplicação de tarifa de overlimit;
  • dar oportunidade para clientes especiais usarem o valor em caso de emergência.

Funcionamento do overlimit

FIG: Funcionamento do overlimit por behavior scoreFIG: Funcionamento do overlimit por behavior score

FIG: Funcionamento do overlimit por behavior score

1- O emissor define as faixas de percentual de overlimit por behavior score;

2- O emissor seleciona portadores que podem utilizar o overlimit e informa o seu behavior score;

3- O portador efetua uma compra;

4- O autorizador Odin avalia e valida o limite disponível e o overlimit;

5- O autorizador Odin aprova ou nega a compra.


Setup

O emissor deve alinhar com o seu gestor de contas comercial sobre o interesse em habilitar o uso dessa feature para que seja realizado o setup, onde iremos realizar todas as parametrizações e testes necessários.
Dentre as parametrizações que realizamos, cadastramos as faixas de percentual de overlimit por behavior score que devemos receber do emissor previamente. O modelo de tabela exemplificado abaixo deve ser utilizado nessa definição:

Classificação

Pontuação inicial

Pontuação final

% de overlimit *

A

0

70

10%

B

71

90

30%

C

91

100

50%

Esse percentual será aplicado sob o limite global total do cliente.

Também podemos parametrizar, se for do interesse do emissor, um valor fixo de tarifa de overlimit a ser cobrada dos clientes que o consumirem.

Selecionando clientes que podem utilizar o overlimit

Para selecionar os clientes que podem utilizar o overlimit, basta utilizar o endpoint Realizar atualização parcial da conta e atualizar os campos "possuiOverlimit" e "behaviorScore".


Did this page help you?