Parcelamento de compras

A plataforma da Dock permite que os emissores ofereçam a opção de parcelamento de compras individuais para seus clientes, portadores de cartão de crédito. Dessa forma, o emissor pode possibilitar o parcelamento de uma compra à vista.

Os emissores podem aplicar o uso dessa feature de várias formas, tais como:

  • Evitar que os portadores precisem financiar toda a fatura por conta de uma única compra que esteja pesando no orçamento;
  • Possibilitar o parcelamento de uma compra feita em uma loja que não tinha essa opção ou que o cliente não pensou em parcelar no momento da compra;
  • Possibilitar o parcelamento de de compras internacionais.

Funcionamento do parcelamento de compras

Setup

O emissor deve alinhar com o seu gestor de contas comercial sobre o interesse em habilitar o uso dessa feature para que seja realizado o setup, onde iremos realizar todas as parametrizações e testes necessários. Dentre as parametrizações realizadas, estão:
1- Cadastro da operação e planos de compra parcelada. O emissor deve ter alinhado previamente sobre essa parametrização com seu gestor de contas comercial e conhecer codigoProcessamento correspondente a essa operação, para utilizar ao simular ou efetuar um parcelamento.
2- Cadastro do ajuste à crédito que será usado para compensar a compra à vista que estiver sendo parcelada. O emissor também precisará conhecer o idTipoAjuste correspondente a esse ajuste, para utilizar ao efetuar o lançamento do crédito.

Simulando um parcelamento de compras

1 - O emissor mostra para seu cliente portador de cartão de crédito que é possível fazer simulações de parcelamento de compras e pode oferecer a experiência da forma que desejar.

2 - O emissor faz a simulação do parcelamento, através do endpoint: Simula planos de parcelamento de transações.

FIG: Exemplo de experiência que o emissor pode oferecer em sua aplicação para fazer a simulaçãoFIG: Exemplo de experiência que o emissor pode oferecer em sua aplicação para fazer a simulação

FIG: Exemplo de experiência que o emissor pode oferecer em sua aplicação para fazer a simulação

Efetivando um parcelamento de compras

1 - O emissor mostra para seu cliente portador de cartão de crédito quais são as compras que podem ser parceladas e pode oferecer a experiência da forma que desejar. Lembrando que apenas as compras à vista devem aceitar tal ação. Os endpoints Consultar timeline ou Consultar transações processadas podem ser usados para listar/selecionar tais transações.

2 - O emissor efetua o parcelamento, através do endpoint Autorizar transação.

3 - O emissor efetua o lançamento de um ajuste à crédito referente ao valor da compra original que está sendo parcelada, através do endpoint Lançar ajuste financeiro.

FIG: Exemplo de experiência que o emissor pode oferecer em sua aplicação para efetuar o parcelamentoFIG: Exemplo de experiência que o emissor pode oferecer em sua aplicação para efetuar o parcelamento

FIG: Exemplo de experiência que o emissor pode oferecer em sua aplicação para efetuar o parcelamento


Did this page help you?