Sobre cobrança

A plataforma Dock faz o processamento das rotinas de cobrança e disponibiliza mecanismos para que o emissor realize o gerenciamento de cobrança da forma que desejar, seja internamente ou através de assessorias especializadas.


Bloqueio por inadimplência

O emissor poderá determinar a quantidade de dias para que um cliente fique inadimplente. Será considerado inadimplente ou em inadimplência o titular que não realizar o pagamento da fatura ou que realizar pagamento em valor inferior ao pagamento mínimo, podendo ser aplicados os procedimentos de cobrança de juros do crédito rotativo por dia de atraso sobre o saldo devedor não liquidado, multa e juros de mora.


Creliq

Os clientes passam a ser classificados como Creliq quando completam 60 dias de atraso. Nesse momento, o status da conta é alterado para Creliq, toda a dívida (compras parceladas com juros, por exemplo) é trazida a valor presente e a apropriação de juros para de ocorrer (considerando 59 dias de atraso). Além disso, há uma movimentação de saldos nas contas contábeis, transferindo os valores para o Saldo Creliq.

Saiba mais sobre as modalidades de saldos em Sobre contábil.

Quando o cliente se encontra nessa situação, ele poderá realizar acordo e renegociar sua dívida com o emissor.


Perda

Os clientes passam a ser classificados como Perda quando completam 360 dias de atraso. Nesse momento, o status da conta é alterado para Perda e ocorre uma movimentação contábil que segue as exigências do Banco Central do Brasil, onde os saldos são baixados da carteira ativa e registrados em contas de compensação.

Saiba mais sobre as modalidades de saldos em Sobre contábil e as reportes regulatórios em Sobre regulatórios.

Quando o cliente se encontra nessa situação, ele poderá realizar acordo e renegociar sua dívida com o emissor.


Ações de cobrança e acionamentos

O emissor poderá determinar regras baseadas dados como dias de atraso, status da conta (Bloqueada inadimplência, Creliq, Perda etc.), saldo e faixa de CEP para gerar informações sobre as dívidas dos clientes em arquivos a serem disponibilizados pela Dock.

Esses arquivos podem ser analisados (pelo time de cobrança do próprio emissor ou até assessorias de cobrança especializadas) e utilizados para selecionar clientes elegíveis para renegociação de suas dívidas, através da inclusão de acordos.


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