Sobre pessoas

A pessoa representa o portador de cartões que pode adquirir meios de pagamento de um emissor, com o objetivo de usá-los para pagar por bens e/ou serviços.


Tipos de pessoas

Elas podem ser físicas (indivíduos) ou jurídicas (empresas, governos, organizações ou qualquer grupo criado com uma finalidade específica).

Para pessoa física podemos destacar alguns dados como: nome completo, CPF, RG e data de nascimento. Informações que já são registradas no nascimento ou em outras fases posteriores da vida.

Agora, para se tornar uma pessoa jurídica, ou mais conhecida popularmente como PJ, é necessário realizar um registro na Receita Federal chamado Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ. Assim ela vai existir perante a lei.


Registro de pessoas

Na plataforma da Dock, o emissor possui mecanismos para registrar informações importantes sobre seus portadores. Dessa forma, esses dados poderão ser usados para conhecê-lo melhor e avaliar se eles são quem dizem ser. Alguns tipos de dados a serem registrados estão descritos a seguir.

FIG: Exemplos de dados solicitados para cadastro de pessoasFIG: Exemplos de dados solicitados para cadastro de pessoas

FIG: Exemplos de dados solicitados para cadastro de pessoas

  • Dados pessoais e empresariais: ao registrar informações como essas, o emissor poderá identificar melhor seus portadores e será capaz de analisar possíveis riscos e impedimentos.
    Exemplo: é possível configurar regras para não permitir criação de contas para um menor de idade, isso a partir da data de nascimento registrada na plataforma da Dock.

  • Dados de documentos: são importantes, pois tornam os indivíduos e empresas únicos e identificáveis perante os órgãos legais e regulatórios.

  • Dados de endereço: endereços comerciais e residenciais registrados possibilitam que o emissor dos cartões localize seus portadores para diversos fins.
    Exemplo: envio do cartão físico ou fatura física, envio de carta de cobrança.

📘

Nota

Como é possível que a pessoa tenha mais de um endereço registrado, é importante sempre definir qual é o endereço oficial para recebimento de correspondências.

  • Dados de contato: telefones e e-mails registrados possibilitam que o emissor dos cartões contate seus portadores em casos diversos.
    Exemplo: acionamentos para cobranças, envio de SMS de notificações de compras, envio de faturas via e-mail. É possível definir se o telefone é residencial, celular ou comercial. Para pessoa jurídica, pode ser solicitado também um nome para contato.

Did this page help you?